Marina Farias de Araújo, Alessandro Vinicius de Paula, Rose Ângela Vieira Passos Bueno e André Baptista Leite
11433-Fabiana-Farias-de-AraujoQUALIFICANDO OS PROCESSOS DE TRABALHO GERENCIAIS EM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO
Jessica Cristiane Mendes Da Silva Freitas
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Olá! Sou Profa. Juliana Porto responsável pelo debate desta sessão de pôsteres.
O tema do seu trabalho é bem interessante e é um desafio para nós, professores. Realmente foram poucos os trabalhos encontrados que estudam essa realidade. Mas, a partir da sua leitura sobre a relação entre gestão e saúde, quais são as relações esperadas, dada a realidade dos professores universitários brasileiros? O quanto essa realidade se diferencia dos demais gestores?
As universidades públicas passam por vários processos de transformações de natureza econômica, social, tecnológica, entre outros. Diante deste cenário, os gestores-docentes das universidades precisam desenvolver competências gerenciais que lhe permitam enfrentar situações complexas que permeiam a gestão pública alinhando assim o conhecimento técnico e científico. Dessa maneira, percebe-se que tais mudanças e exigências vêm acompanhadas por processos de precarização do trabalho docente, como por exemplo: a sobreposição de funções (docência, pesquisa, extensão e gestão); sobrecarga de trabalho que contribuem para o desequilíbrio entre a vida familiar/profissional e o adoecimento (doenças psicossomáticas e física). Portanto, essas instituições precisam investir em políticas de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) direcionadas para os docentes-gestores e em uma nova cultura de formação pedagógica voltada para outras atividades/funções exercidas por estes profissionais. Essas iniciativas contribuirão para melhora do desempenho e, consequentemente, aumento do nível de saúde e QVT dos docentes-gestores.