O TRABALHO GESTOR REALIZADO PELOS DOCENTES NAS UNIVERSIDADES E SUAS CONSEQUÊNCIAS: REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA

Marina Farias de Araújo, Alessandro Vinicius de Paula, Rose Ângela Vieira Passos Bueno e André Baptista Leite

11433-Fabiana-Farias-de-Araujo

Este post tem 2 comentários

  1. Juliana Barreiros Porto

    Olá! Sou Profa. Juliana Porto responsável pelo debate desta sessão de pôsteres.
    O tema do seu trabalho é bem interessante e é um desafio para nós, professores. Realmente foram poucos os trabalhos encontrados que estudam essa realidade. Mas, a partir da sua leitura sobre a relação entre gestão e saúde, quais são as relações esperadas, dada a realidade dos professores universitários brasileiros? O quanto essa realidade se diferencia dos demais gestores?

  2. Marina Farias de Araújo

    As universidades públicas passam por vários processos de transformações de natureza econômica, social, tecnológica, entre outros. Diante deste cenário, os gestores-docentes das universidades precisam desenvolver competências gerenciais que lhe permitam enfrentar situações complexas que permeiam a gestão pública alinhando assim o conhecimento técnico e científico. Dessa maneira, percebe-se que tais mudanças e exigências vêm acompanhadas por processos de precarização do trabalho docente, como por exemplo: a sobreposição de funções (docência, pesquisa, extensão e gestão); sobrecarga de trabalho que contribuem para o desequilíbrio entre a vida familiar/profissional e o adoecimento (doenças psicossomáticas e física). Portanto, essas instituições precisam investir em políticas de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) direcionadas para os docentes-gestores e em uma nova cultura de formação pedagógica voltada para outras atividades/funções exercidas por estes profissionais. Essas iniciativas contribuirão para melhora do desempenho e, consequentemente, aumento do nível de saúde e QVT dos docentes-gestores.

Deixe uma resposta