AVALIAÇÃO DO PROGRAMA DE GESTÃO ORIENTADA PARA RESULTADOS

Maria Cecília dos Santos Queiroz de Araujo e Yandra Ribeiro Torres

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Este post tem 2 comentários

  1. Gardênia da Silva Abbad

    Oi, Maria Cecilia e Yandra, gostei muito do pôster. O texto está bem escrito e bem estruturado. Fiquei curiosa para saber como vocês escolheram a amostra e qual é o perfil sociodemográfico e laboral da amostra pesquisada. Gostaria também de saber quais competências ou habilidades estao contidas no perfil desejável para os integrantes do programa e quais foram os principais problemas e necessidades de melhoria detectadas pela pesquisa. abraço Gardenia Abbad

    1. Maria Cecília dos Santos Queiroz de Araujo

      Gardênia, agradecemos os comentários.
      Como não deu tempo de responder durante a sessão, vou registrar as respostas aqui.
      Para a parte quantitativa, todos os participantes e todos os egressos foram convidados a participar. De um universo de 436 participantes do Programa, 55,08% responderam ao questionário. Dos 94 egressos do Programa, 43,61% responderam à pesquisa. Para os grupos focais, consideramos as recomendações dos autores para termos em média 7 participantes e escolhemos de forma aleatória utilizando o SPSS.
      O relatório do estudo tem 45 páginas, então vou trazer de forma resumida alguns dados: Sobre o perfil dos participantes, temos: 48,93% com idade entre 36 a 45 anos; 66,52% casados ou em união estável; 48,93% com especialização; dentre os respondentes que possuem filhos (55%), 49% têm filhos com idade até 6 anos; a principal motivação para ingresso no programa (37,34%) foram os filhos pequenos. Em relação ao cargo ocupado, 63,95% são Especialistas em Regulação e Vigilância Sanitária, cargo de nível superior finalístico do órgão. Quanto ao tempo de exercício no cargo, 40,34% dos participantes responderam de 11 a 14 anos. O perfil dos egressos que participaram do estudo é bem parecido com o perfil dos participantes.
      O perfil ideal definido pelos gestores no grupo focal foi o seguinte: comprometido; organizado; com foco em projetos e tarefas; capacidade de manter conexão com a unidade e demais servidores; disciplinado; capacidade de planejamento; iniciativa; habilidade de comunicação; domínio técnico do trabalho; conhecimento em ferramentas de informática (digital friendly); experiência na atividade; autonomia; capacidade de trabalho em equipe (parceria); flexibilidade; organizado e com capacidade de realizar a adequada gestão do tempo; auto-liderança / autorregulação; orientado para resultados e acessível.
      As principais dificuldades ou necessidades de melhoria foram: dificuldades com a infraestrutura de tecnologia da informação; mesmas atividades com métricas diferentes em unidades organizacionais distintas ou superestimação da métrica da atividade; dúvidas sobre como considerar a carga horária de capacitações e viagens a trabalho no abatimento das horas para fechamento da carga horária do mês; dificuldade para nomeação de assistentes, assessores e substitutos de gestores, pois os servidores estão preferindo ingressar no Programa a ocupar os referidos cargos; comunicação com e entre a equipe dificultada; dificuldade do gestor para entrar em contato com a equipe para demandas urgentes; percepção por parte de algumas pessoas de que quem está em teletrabalho trabalha menos; dificuldade de execução de trabalhos presenciais por falta de pessoas.

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