Congresso

Apresentação

Convite ao IX CBPOT 2020

Olá, sou Raphael Di Lascio e faço parte da diretoria da SBPOT gestão 2020/2022 e o Coordenador Geral do IX CBPOT, estamos convidando você para viver conosco essa grande experiência o nosso IX CBPOT 2020, que em razão do cenário atual optamos em realiza-lo 100% virtual, mas manteremos a intensidade o volume das programações e atividades dele, sem perder a qualidade das informações e com certeza agregando conhecimento aos participantes..
Para criar maiores possibilidades de sua participação o nosso grande diferencial é que a realização deste CBPOT será espaçada durante alguns dias começando dia 05 de novembro 2020, continuando 06, 07, 09, 11, 12, 13 e encerrando dia 14 de novembro 2020, onde cada dia acontece em turno diferente manhã, tarde e noite vide programação detalhada, e mais os mini cursos vão acontecer no sábado que antecede tudo isso 31 de outubro de 2020. Assim você terá muito mais oportunidades para se programar e assistir, e aquelas que não conseguir assistir daremos condições para poder ver em outro momento, pois todas atividades ficaram gravadas e disponibilizados por algum tempo mesmo depois do término do evento. Queremos oferecer para vocês essa experiência incrível e uma oportunidade única para conseguir assistir um congresso inteiro, ou seja, aquelas palestras e conferências que não conseguiria assistir pois tem duas no mesmo dia e horário, poderá ver depois a que não conseguir assistir, sendo isso uma super vantagem.
Como pode notar nosso congresso está sendo preparado por nossa comissão de organização e científica com muito carinho e empenho para que vocês se sintam bem e com certeza tenham e levem experiências inesquecíveis para suas vidas profissionais e pessoais. Este congresso é aberto a todos os profissionais da Psicologia, do RH e gestão de pessoas, onde teremos questões acadêmicas, científicas e questões práticas pois ambas são importantes, e iremos oportunizar convivência e integração desses dois mundos, para que juntos façamos uma POT mais forte, integrada e atuante.
O IX CBPOT é realizado pela primeira vez de forma 100% virtual, mas temos orgulho de conseguirmos manter a tradição de continuar a realizá-lo bianualmente.
Portanto aqueles que ainda não o fizeram façam suas inscrições, não percam essa oportunidade.
Queremos você participando aqui conosco.
Sejam muito bem vindos ao IX CBPOT – 2020

Abraços.

Raphael Di Lascio
Coordenador geral do IX CBPOT 2020.

Caríssim@s congressistas,

Nós da diretoria da SBPOT saudamos a todos e a todas vocês! Nossos agradecimentos à comissão organizadora e à comissão científica pelo trabalho realizado. Preparamos para vocês um Congresso em formato completamente on-line, tendo em vista a necessidade de lidarmos com o cenário imposto pela pandemia da Covid19.
A capacidade de enfrentar os desafios tem sido uma das características da Psicologia Organizacional e do Trabalho. Temos estado ao longo de nossa história, como campo do conhecimento, trabalhando, pesquisando e compartilhando produções científicas, saberes e fazeres da Psicologia em interlocução com o trabalho. Especificamente no Brasil, temos avançado bastante, sendo a realização do IX CBPOT um exemplo de nossa capacidade de construção coletiva e de difusão do conhecimento. Temos construído parcerias nacionais e internacionais. Além disso, temos buscado promover saúde, inclusão e qualidade de vida nos contextos de trabalho, acolhendo críticas e fazendo autocríticas que têm nos transformado.
Nosso convite é de continuarmos juntos e fazermos do IX CBPOT um evento que também inaugura inusitadas possibilidades de trabalho e de vida, trazendo novas e velhas contradições que precisam ser compreendidas, explicadas e enfrentadas.

Grande abraço a todos e a todas. Cuidem-se!!

Maria Nivalda de Carvalho-Freitas

Prezad@ Congressista

Se em situação normal a organização de um congresso como o CBPOT já se configura como um desafio, a sua realização em um formato digital traz uma dose adicional de complexidade (pelo menos na sua primeira edição). Como proporcionar aos participantes uma experiência de aprendizagem e troca que seja significativa? Como conciliar as atividades do congresso com as nossas atividades cotidianas? Que formato o evento deve ter, uma vez que transpor aquilo que acontece na presencialidade para o mundo virtual simplesmente não funciona da mesma forma?

Esses são apenas algumas das questões das questões com as quais nos debruçamos neste momento. E estamos aprendendo o que fazer à medida em que colocamos nosso congresso no ar, ou na nuvem, para usarmos uma linguagem, mais afeita aos dias atuais.

Imagino que o CBPOT Virtual inaugura uma nova época para nossas atividades. Essa nova forma de interação veio para ficar. Ainda não sabemos como será o X CBPOT em 2022, mas de uma coisa já podemos ter certeza: dificilmente ele voltará a se estruturar da mesma forma como aconteceu em edições passadas. E o nosso congresso atual marca essa transição.

Como alguém já disse: se fazemos sempre do mesmo jeito, obteremos sempre os mesmos resultados. Ou ainda uma variação da mesma ideia: loucura é imaginar que fazendo igual obteremos resultados diferentes.

Sejam benvindos ao nosso evento virtual. Vamos juntos construir um novo formato, compatível com os novos tempos em que vivemos. Afinal, sendo a POT fundamentalmente uma área aplicada, buscar soluções para os problemas que se apresentam é um movimento que está inscrito em nossa DNA!

Adriano de Lemos Alves Peixoto

Presidente da Comissão Científica do IX CBPOT